2 de jan. de 2009

Verão Legal RS 2009 leva cultura às praias gaúchas

O Verão Legal RS 2009 estará levando, a partir de janeiro, atrações culturais ao litoral norte e sul do Estado. O Verão Sociocultural, apoiado institucionalmente pela Secretaria Estadual da Cultura, complementará o lazer da população que se desloca para as praias gaúchas.

Entre os dias 2 de janeiro e 28 de fevereiro de 2009, diversos gêneros musicais - como hip hop, samba, música popular e regional - serão apresentados por artistas locais em 17 cidades. Os espetáculos acontecerão das 20h às 24h, às sextas-feiras e sábados, com exceção dos municípios de Imbé e Lavras do Sul, que recebem os shows no domingo.

A programação será disponibilizada no site do governo do Estado (www.estado.rs.gov.br)

Em São Paulo, grafites receberão placas de identificação



Após o equívoco ocorrido em São Paulo, onde um grafite foi apagado indevidamente por uma empresa contratada para limpar a cidade das pichações, a prefeitura agora pretende identificar as obras de arte espalhadas pelas ruas.

De acordo com a secretaria de Coordenação de Subprefeituras, a idéia é sinalizar os principais trabalhos para que as pessoas possam identificá-los como monumentos municipais e também para evitar problemas como o que ocorreu no segundo semestre de 2008 quando uma empresa contratada pela prefeitura apagou um painel de 680 metros quadrados feito no acesso da Avenida 23 de Maio, na região central.

O painel havia sido feito por seis artistas, entre eles, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, a dupla "Os Gêmeos", conhecidos internacionalmente. Em dezembro, eles e outros grafiteiros repintaram o painel e o inauguraram com a presença do prefeito Gilberto Kassab, que classificou o problema de "equívoco" e disse esperar que não ocorra mais. O novo painel, denominado de "Mural São Paulo", deve ser um dos primeiros a receber a placa de identificação.

A idéia, no entando, tem gerado polêmica. Para a prefeitura, as placas de identificação são válidas, pois dará visibilidade e fará com que o grafite seja mais reconhecido como arte urbana; já alguns grafiteiros expressam opinião contrária: "O grafite é a arte do anonimato, da rua, feito espontaneamente. Não sei até que ponto isso [colocação de placa] é válido", afirmou Graphis, de 33 anos. Nunca, de 25 anos, um dos autores do painel apagado e refeito no Centro de SP, acha que não deve ser criada uma espécie de curadoria da rua: "Os trabalhos que não tiverem placa podem acabar sendo apagados. Para mim é mais válido deixar a cidade livre para ser pintada", opinou.

Por outro lado, prefeitura e grafiteiros concordam que é importante manter o diálogo para determinar locais onde podem ser feitos painéis de grafite e estes sim, devem receber a identificação.

Segundo a prefeitura de São Paulo, a placa de identificação das obras conterá inicialmente o nome do trabalho, dos autores e a data de realização.

Street Culture Hip Hop Internacional Brasil



Buscando valorizar e incentivar os dançarinos do Street Dance de Ribeirão Preto (SP) e região acontece pela primeira vez na cidade o “Street Culture Hip Hop Internacional Brasil” que teve as datas remarcadas para os dias 7 e 8 de fevereiro no Teatro Municipal.

O Festival está vinculado ao Campeonato Mundial “World Hip Hop Championship”, que acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne artistas de mais de 180 países. A seleção dos artistas brasileiros que irão para os Estados Unidos em 2009 só acontecerá em Ribeirão Preto e Porto Alegre, sendo que em Ribeirão serão selecionados cinco grupos de cada categoria ( júnior, colegial e adulto) e um coreógrafo ganhará a viagem para assistir aos Mundial.

Os grupos poderão se inscrever em duas categorias:

Street Culture F1: Os grupos serão selecionados através de vídeos com tempo de até 5 minutos de coreografia. Os 30 selecionados disputarão o titulo no palco sendo que o coreógrafo vencedor na Categoria adulto terá como prêmio a passagem de ida e volta para assistir ao “World Hip Hop Championship” nos Estados Unidos.
Street Culture F2: Neste formato os grupos também devem enviar vídeos e passarão por eliminatórias em palco com limite de vagas para 50 grupos, que irão disputar seguindo as mesmas regras do “World Hip Hop Championship” com uma única coreografia com o tempo de dois minutos e os cinco primeiros grupos de cada categoria (Júnior, Colegial e Adulto) terão sua vaga garantida rumo ao USA para representar o Brasil no World Hip Hop Championship de 2009.

Além destes formatos os interessados poderão participar da batalha de b. boys. O regulamento para inscrição também está no site oficial do evento.

Os vídeos deverão ser enviados até o dia 16/01/2009 (Data da postagem) para Caixa Postal 139, CEP: 14001-970, Ribeirão Preto. Vídeos no Youtube devem ser enviados para: contato@streetculturehiphop.com.br. Maiores informações no site do evento: www.streetculturehiphop.com.br.

Twitter Facebook

 
Design by Will Designer