Os melhores do Texas Reunidos - Foto Capa da The Source
"Essa música foi criada por DJ Screw, ele foi o primeiro e sempre será," ele diz."As pessoas dizem, 'Vocês querem ser como Screw,' mas não é isso," diz O.G. Ron C., atualmente um dos melhores DJs fazendo música Screwed & Chopped em Houston. Ron era uma personalidade do rádio em meados de 1990 e era também da primeira onda de artistas da Swisha House antes de brigar com Watts em 1999. "Queríamos ouvir nossas ruas sendo citadas na música e nossa vizinhança falando sobre as paradas que estavamos fazendo no nosso lado da cidade."Bun B diz que com o tempo, como a música Screwed & Chopped começou a crescer, a distinção entre lider e seguidor foi perdida. "Com a mudança das gerações, os mais novos que chegam não se importam quem está fazendo o som," diz Bun B. "Então Watts foi capaz de estabelecer um nome com o que ele estava fazendo lá em cima [no lado norte]
Enquanto Screw era o inventor, Watts (foto acima) é creditado como o homem que tornou o som popular além das bordas de Houston. Ele fez uma radiodifusão de um mix-show especial de Screwed & Chopped na sua rádio local, e extendeu as vendas das mixtapes da Swisha House além do Sul. Watts também ajudou a patrocinar a técnica "Chop".Aproveitando seu passado como DJ de festas, Watts cortava entre duas cópias da mesma música, criando uma espécie de batida dupla da mesma música que trazia um novo balanço ao ritmo das mix. Essa sincopação é uma típica emenda do DJ que impõem uma única representação na terra das batidas lentas, adicionando uma textura que lembra da música Dub Jamaicana.Para Watts, a técnica de remix da música Screwed & Chopped representa o tipo de inovação artistica que ele sempre procurou na música. "Há uma arte nisso, e as pessoas que ouvem o som sentem a arte," ele diz. "Uma vez que você percebe o que é, você pode realmente sentir."Com certeza, não era só o ritmo mais lento da vida no Sul que era associado a música Screwed & Chopped. Era também a cultura das drogas se espalhando por Houston na epoca - especificamente, a consumação de um xarope para tosse com prescrição médica chamado Promethazine, que incluia codeína. O elixir tinha vários nomes - syrup, drank, Texas tea - e suas qualidades desanimadoras eram a base para uma subcultura ilegal construida em seu consumo abusivo e as letargicas batidas da música Screwed & Chopped."Todo mundo gosta de curtir sua parada, tá ligado, alguns metódos de se sentir melhor quando estão com os manos," diz Devin The Dude. "Mas [syrup] não é um barato para você brincar.""O Drank já está aqui faz tempo - os caras da antiga já bebiam isso na época deles," diz Hawk, se referindo a uma geração de sua área de 1960 a 1970. "Mas em 91 ou 92 chegou aqui pra valer e todo mundo queria experimentar ou cair de cabeça."Um fato que deixou toda a comunidade Hip-Hop de Houston mais precavida ocorreu no dia 16 de Novembro de 2000, DJ Screw foi encontrado morto em sua casa. Embora os médicos tenham encontrado codéina no seu corpo - provavelmente do Syrup que sua banca toda disse que ele gostava de tomar - sua morte não teve uma causa definida. Big Bub, primo de Screw, disse que Screw havia sido diagnosticado com problemas do coração.Bun B ainda disse, "Isso fez as pessoas avaliarem sua ações. Incluindo eu mesmo - não vou mentir."Na época da morte de DJ Screw, todo o estilo Screwed & Chopped já tinha se infiltrado no resto do Sul: O som podia ser ouvido em mixtapes em Atlanta, New Orleans e Miami. Grupos como Three 6 mafia em Memphis, Tennessee, já estavam fazendo albuns em Screwed & Chopped; em 2000 ele tiveram um pequeno sucesso com uma música chamada "Sippin' On Some Syrup" que falava sobre as virtudes do Drank e da música Screwed.Após a morte de Screw o som deslanchou, como em respeito a sua memória. "Eu acho que as pessoas viram que mesmo com a morte de Screw, o que não podia ser negado era o fato de que essa cidade tinha uma personalidade; essa cidade tinha seu próprio som," diz Bun B. E logo após o som cultivou uma comunidade de rap star do syrup, rappers como Slim Thug, que teve os três primeiros albuns lançados como CDs Screwed & Chopped.Em 2003, David Banner ficou muito conhecido ao ser o primeiro artista a lançar uma versão Screwed & Chopped de um album (sua estréia em uma grande gravadora, Mississippi: The Album) em uma grande gravadora, alguns meses após a versão normal ser lançada nas lojas.
DJ Screw "brincando" nas carrapetas
"Eu sou do Mississippi, estamos bem próximos de Texas," diz Banner. "Mas eu sempre digo para as pessoas que esse som é do Texas. Você tem que dar os créditos a Screw e ao Texas. Só quero que as pessoas saibam que isso faz parte da cultura do Texas."
Banner chamou Watts para fazer o remix, uma vez que Watts se tornou o principal embaixador do som Screwed & Chopped após a morte de Screw. Mississippi: The Screwed And Chopped Album vendeu aproximadamente 50,000 cópias no Sul, assim como nos lugares menos prováveis como St. Louis, Philadelphia e Washington D.C. Logo após a gravadora de Banner, Universal Records, exigiu versão remixadas em Screwed & Chopped de toda a lista de rappers do Sul, incluindo a banca da Cash Money Records. Recentemente, artistas como T.I., UGK e Mystikal lançaram uma versão em Screwed & Chopped de seus albuns, abrindo um novo leque de fãs fora de Houston.
"Nossas vendas [em CDs em Screwed & Chopped] crescem todo mês. Não dá nem para deixar no estoque," diz Danny Blaq, que controla a Baylo Entertainment, uma distribuidora de CDs de rap. "Wisconsin, Seattle, Illinois, até mesmo outros países. Vendemos para vários caras no exército."
O som Screwed & Chopped começou a se tornar muito popular. O ritmo lento de "Still Tippin" - que pega o refrão de um freestyle em Screwed & Chopped de Slim Thug - camufla as grandes batidas da maioria dos outros raps, ao invés de de imitar os ritmos mais baixos quase sempre encontrados em remixes screwed de outras músicas rap. Os singles seguintes de Jones, Wall e o resto da nova geração de novos artistas de Houston seguiram esse mesmo modelo.
O som parece que está influenciando artistas de fora do Hip-Hop. O grande sucesso de Ciara "Oh", com sua batida deslizante e com suas pulsantes repercussões, movendo-se num ritmo muito lento, mais lento do que a maioria das músicas R&B atuais, um estilo de seus produtores, Dre & Vidal, que eles admitem ser influenciado pelo som Screwed & Chopped. "Quando ouvi pela primeira vez a música [Screwed], pensei, 'o que é isso? será que é um erro?,'" ri Dre. "Nós pegamos a base e colocamos nosso toque nela pra fazer a música da Ciara."
E não importa o quão conhecido o som de Houston se torne e até qual parte do globo ele chegue, a música Screwed & Chopped sempre será parte da identidade da cidade - e da pessoa da qual recebeu seu nome, DJ Screw.
"A música de Screw é importante para a cultura - é o que mantém a cultura unida aqui no Texas," diz Paul Wall. "Então quando dizemos a palavra 'Screwed,' é muito mais do que a música ser mais lenta. É a sustentação de um legado."
"Tem uma coisa," diz Bun B. "Não importa o que aconteça: Se eu parar, Geto Boys parar, e ninguém mais escrever uma rima, nos livros de história estará escrito, 'Música Screw: Houston, Texas.' Ninguém pode mudar ou nos tirar isso."
Creditos: 51/50 aka 13 e Nefasto.
By Rapevolusom
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